Mitos E Verdades

10 Mitos ou Verdades sobre Circulação Sanguínea

A saúde vascular é cercada de dúvidas e conselhos populares. Mas o que é fato e o que é ficção? A SBACV SC responde às 10 perguntas mais comuns de forma rápida e direta.

1. Cruzar as pernas causa varizes?
MITO.
Cruzar as pernas não causa varizes. A principal causa das varizes é a predisposição genética, associada à fraqueza das paredes e válvulas das veias. No entanto, permanecer na mesma posição por longos períodos — seja com as pernas cruzadas ou não — pode dificultar o retorno venoso e piorar os sintomas em quem já tem tendência, como inchaço e cansaço. O verdadeiro vilão é o sedentarismo, não a posição.

2. Varizes são apenas um problema estético?
MITO.
Este é um dos mitos mais perigosos. As varizes são a manifestação visível de uma doença chamada Insuficiência Venosa Crônica. Se não tratadas, podem evoluir com dor, inchaço, escurecimento da pele e, em casos graves, levar a complicações sérias como tromboflebite (inflamação com coágulo), sangramentos e úlceras de difícil cicatrização.

3. Somente pessoas idosas têm problemas de circulação?
MITO.
Embora o risco aumente com a idade, problemas circulatórios podem afetar adultos de qualquer faixa etária. Fatores como genética, obesidade, sedentarismo, tabagismo e histórico familiar podem levar ao surgimento de varizes e outras doenças vasculares em pessoas jovens.

4. O sangue dentro das veias é azul?
MITO.
O sangue é sempre vermelho, pois sua cor vem da hemoglobina. Dentro das artérias, ele é vermelho-vivo (rico em oxigênio). Nas veias, é vermelho-escuro (pobre em oxigênio). As veias parecem azuladas através da pele devido a um efeito óptico de como a luz penetra e é refletida pelos tecidos.

5. Ficar muito tempo sentado ou em pé prejudica a circulação?
VERDADE.
Ambas as situações são prejudiciais. Ficar parado por longos períodos dificulta o trabalho da "bomba da panturrilha", que é essencial para impulsionar o sangue de volta ao coração. Isso aumenta a pressão dentro das veias das pernas, podendo causar ou piorar varizes, inchaço e a sensação de peso.

Dica prática: A cada hora, levante-se e caminhe por 3-5 minutos. Se trabalha sentado, faça movimentos circulares com os pés.

6. Cremes e pomadas "milagrosas" podem curar varizes?
MITO.
Nenhum creme tem o poder de eliminar varizes já estabelecidas. As veias doentes estão localizadas abaixo da pele, e os cremes não conseguem repará-las. Alguns produtos podem proporcionar um alívio temporário dos sintomas (como frescor ou hidratação), mas não tratam a causa do problema. O tratamento eficaz requer orientação de um cirurgião vascular.

7. Caminhar e fazer exercícios é bom para quem tem varizes?
VERDADE.
Exercícios de baixo impacto, como caminhada, natação e ciclismo, são excelentes para a circulação. Eles fortalecem a musculatura da panturrilha, que atua como um "coração periférico", ajudando a bombear o sangue das pernas para cima e aliviando os sintomas.

8. Pés e mãos frios são sempre um sinal de má circulação?
MITO.
Embora possa ser um sintoma, na maioria das vezes, pés e mãos frios são apenas uma resposta normal do corpo para conservar calor em ambientes frios. Outras causas comuns incluem ansiedade e estresse. Contudo, se a sensação for persistente, acompanhada de mudança de cor na pele (palidez, roxo) ou dor, é fundamental procurar um médico para investigar possíveis doenças arteriais.

9. Beber bastante água melhora a circulação?
VERDADE.
A hidratação adequada é fundamental. A água ajuda a manter o sangue mais fluido, facilitando seu fluxo pelas veias e artérias. A desidratação pode deixar o sangue mais "grosso", o que aumenta o risco de formação de coágulos (trombose).

10. Salto alto piora as varizes?
MITO, com ressalvas.
O salto alto não causa varizes, mas seu uso constante e prolongado pode piorar os sintomas em quem já tem predisposição. O salto impede a contração completa e eficaz da musculatura da panturrilha ao caminhar, dificultando o bombeamento do sangue. O ideal é alternar com sapatos mais baixos e confortáveis.