Design Sem Nome   2021 06 02T173328026

Quando procurar o cirurgião vascular?

O cirurgião vascular exerce um papel importante na preservação da boa qualidade de vida. É ele quem cuida das doenças que afetam os sistemas arterial, venoso e linfático. O tratamento de varizes e vasinhos, por exemplo, é feito por esse profissional.

Em relação ao sistema arterial, há muitos pacientes que são afetados pela aterosclerose, doença que evolui com o passar dos anos e, como o próprio nome já diz, atinge as artérias. As principais características são o estreitamento e endurecimento das paredes arteriais, com risco de haver o bloqueio da passagem de sangue, ocasionando isquemia (falta de irrigação dos tecidos, com suas potenciais e graves complicações. Outra doença bastante comum no sistema arterial são os aneurisma, os quais ocorrem por dilatação das artérias e enfraquecem a parede dos vasos, com possibilidade de rompimento e consequente hemorragia.
Existem ainda outras doenças envolvendo esse sistema e incluem o pé diabético, AVC, vasculites, arterites, dissecção da aorta, entre outras.

Já no sistema venoso, as varizes e tromboses venosas são as doenças mais comumente tratadas e diagnosticadas pelo especialista vascular. Sintomas como dor, peso e cansaço nas pernas podem estar associados a varizes, que são veias dilatadas e defeituosas. No caso da trombose venosa, existe a formação de um coágulo dentro das veias, causando obstrução local e também podem se desprender e ir para o pulmão, determinando uma embolia pulmonar.

Por último, mas não menos importante, há o sistema linfático, que ocorre quando membros inferiores têm dificuldade em drenar a linfa, formando edemas. As doenças envolvidas costumam ser linfangites e linfedema.

Todos os sistemas relatados e relacionados com a circulação são tratados pelo cirurgião vascular, por isso é essencial buscar ajuda desse especialista com certa periodicidade, a fim de verificar se está tudo bem com a sua saúde. É necessário procurar ajuda com urgência quando houver manifestação de algum sintoma destas doenças.

Procure seu cirurgião vascular e especialista vascular na Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-SC), no site: www.sbacvsc.com.br.e siga nas redes sociais.