Site Asterosclerose

ATEROSCLEROSE

Caracteriza-se pelo depósito de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias, trazendo um déficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas. O desenvolvimento do problema é lento e progressivo: a doença é sistêmica e o quadro clínico depende de qual artéria está mais obstruída. 

Caso sejam as artérias do coração (coronárias), haverá dor cardíaca durante o esforço na evolução crônica ou enfarte na evolução aguda. As artérias do pescoço (carótidas), por sua vez, produzem perturbações visuais, paralisias transitórias e desmaios na fase crônica e derrame na aguda. Já as artérias de membros inferiores (ilíacas e femorais) manifestam claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar), queda de pelos e atrofias. Pode haver impotência na ereção peniana nos casos crônicos e gangrena nos agudos. 

Estudos apontam que há maior frequência e intensidade da doença em pessoas com alguns fatores de risco, como idade entre 50 a 70 anos, sexo masculino, colesterol alto, tabagismo, sedentarismo, histórico familiar e hipertensão. O angiologista deve avaliar e tratar a aterosclerose. A dieta alimentar equilibrada, não fumar e praticar atividades físicas regularmente já ajudam na prevenção do problema.